Evite o Desperdício de Água

" Uma previsão catastrófica marca o colapso da água no mundo para o ano 2025. Foi dada a largada para a corrida em busca de soluções. Veja o que se pode fazer para não entrarmos pelo cano. "

O velho pesadelo dos ambientalistas de que as reservas mundiais de água doce vão entrar em colapso em algum momento do século XXI nunca esteve tão próximo de virar realidade. Um estudo das Nações Unidas divulgado este ano prevê que 2,7 bilhões de seres humanos – 45% da população mundial – vão ficar sem água no ano 2025. O problema já afeta 1 bilhão de indivíduos, principalmente no Oriente Médio e norte da África. Daqui a 25 anos, Índia, China e África do Sul deverão entrar na estatística. “Nesses lugares, as reservas deverão se esgotar completamente”, alerta o autor do estudo, o geólogo Igor Shiklomanov, do Instituto Hidrológico Estatal de São Petersburgo, Rússia.

Fonte: Super Interessante

No Brasil o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com a simples mudanças de hábitos. A seguir algumas dicas importantes:

  • Durante o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica. Ao invés de ficar o tempo todo com o chuveiro aberto, abra-o e se molhe, depois feche, ensaboe-se e em seguida abra para enxaguar-se; repita o mesmo procedimento para lavar os cabelos com champu. Isso refletirá numa considerável economia de água no decorrer de um mês.
  • Durante a escovação dos dentes ou fazer a barba: Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta gasta até 25 litros. Então o recomendado é escovar primeiro, depois abrir a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágue. E no segundo caso, o melhor é manter a torneira fechada enquanto faz a barba e abri-la só o tempo necessário de fazer a limpeza.
  • Ao dar a descarga: Uma caixa de descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único acionamento e é reponsável por 50% do consumo de água. Por isso acione a descarga apenas o necessário. Outra providência é nunca jogar na privada coisas que entopem vaso e difíceis de descer, cujo local apropriado é a lixeira.
  • Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta desperdiça de 12 a 20 litros de água por minuto e pingando, 46 litros por dia. Tanto bóias, como descargas e chuveiro, as torneiras com vazamento causam desperdício de água e dinheiro desnecessário. Então verifique corriqueiramente se há vazamentos ou torneiras semi-abertas. No caso de torneira defeituosa troque-a ou coloque vedante novo.
  • Ao lavar louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo, acaba desperdiçando até 105 litros, dependendo da quantidade. O correto para evitar desperdício é primeiro ensaboar todos os utensílios e só depois enxaguar tudo de uma só vez.
  • Piscinas: Atualmente existem técnicas de limpeza e tratamento de água que se realizadas nos prazos de manutenção dispensam por completo a realização de trocas de água. Em um metro cúbico de água temos 1000 litros. Assim, em piscinas mesmo pequenas a quantidade de água é grande e por isso existe a preocupação. A solução mais indicada e barata é a utilização de poço profundo próprio. E a água do esgotamento deve ser reaproveitada para aguação de plantas.
  • Lavando calçadas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiçam muita água durante a lavagem de calçadas. Por questão de bom senso, o correto é utilizar vassoura, e quando o uso de água for imprescindível, use um balde ao invés de mangueira, assim evita-se perdas de água desnecessárias.
  • Lavando o automóvel: Para lavar o automóvel, a recomendaçãomais indicada é a utilização de balde ao invés de mangueira. Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automóvel consome cerca de 600 litros de água ou mais e com um balde, no máximo 60 litros. Assim sendo, não deixe de lavar seu carro, mas use o balde e o bom senso.

Faça a sua parte

O SAAE sempre teve a preocupação com a problemática do desperdício d'água. Apesar da boa oferta de água devido às chuvas do inicio do ano, o SAAE insiste para que o usuário não desperdice, pois trata-se de um bem natural não renovável, por isso vem incentivando a população a não desperdiçar água, notadamente água tratada.

Diante da situação atual é necessário que se economize água. Num momento de crise de água como o que estamos vivenciando, o SAAE orienta o usuário para não lavar calçadas, carros e aguar plantas com água tratada. A água que um desperdiça faz falta a outro que está precisando.

O SAAE aconselha o usuário a fazer o controle de consumo, e a melhor forma é fazer o acompanhamento da água consumida em seu domicílio. Para isso é necessário que se observe na conta de água do mês anterior a leitura atual e confirmar no medidor quantos metros cúbicos estão sendo consumidos e diminuir o consumo depois da análise.

Uma medida importante a ser tomada, como já foi dito, é verificar se não há vazamento em toda instalação. Verificar com o devido cuidado se não há torneiras, descargas, bóias de caixa d'água com vazamento. Em caso positivo, deve ser eliminado imediatamente o vazamento, substituindo bóias, torneira ou os reparos. Dessa forma, evita-se que a água tratada e sem uso vá para o esgoto, o que evidentemente fará falta a todos e além do que tornará a conta mais cara.

Fonte: OMS